Esta Dinâmica é para o dia em que você está com bastante energia. Pois rende muito papo e muita discursão.

O objetivo é desmistificar aquelas velhas máximas de nossos alunos: “Menino não brinca de boneca “. “Menina não joga futebol”. “Homem não cuida da beleza”. E vai ai por diante…


Repito :

Não sou psicóloga e uso essas dinâmicas como uma maneira lúdica de mostrar outras faces da mesma moeda. Acredito que fazendo, pensando e discutindo; o nosso aluno aprende mais. Também, acredito que a Escola tem que ser um lugar onde devemos e podemos mudar a realidade vivida. É como um trabalho de formiguinha : cada um faz um pouco, modifica dali ou daqui e dá certo.


Vamos à Dinâmica?

Já fiz essa dinâmica com alunos de 10 até 16 anos. Com um trabalho lento e com bastante papo , sempre deu certo .

Leve a sua turma para um espaço amplo, arrume os meninos e meninas em círculo. Pode ser sentados no chão ou em cadeiras. O trabalho deve ser feito em duplas ou trios. Cada grupo deve ter tiras de papel na mão e canetas tipo pilot. Dependendo do número de casos que você vai apresentar, dê o número de tiras de papel. Se forem 3 casos, 3 tiras; por exemplo.

Explique primeiro que terão pouco tempo para discutirem cada caso. E que você vai falar uma situação e cada grupo deverá escrever uma palavra que pensou.

Por exemplo fale: Menina jogando bolinha de gude! Os grupos discutem e escrevem a palavra. Sugirão muitas como : Sapatão, Mulher – macho, … Outro exemplo: Menino brincando de bonecas. Grupos escrevem.

Cada vez que o grupo escrever você pede para mostrarem ao resto. Leia alguns ou todos em voz alta . Discuta, leve-os a pensar, fale de esteriótipos e de pré julgamentos. Pergunte: Por que um homem não pode lavar roupas? Onde está escrito que é proibido? Por que uma mulher não pode consertar um carro? O que tem de errado?

Assim, você os fará pensar melhor no papel do Homem e da Mulher em nossa sociedade. E dependendo da idade, alguns mitos aparecerão, cabendo a você fazer com que os alunos reflitam. Pensar é a palavra de ordem nesta aula !

Por fim, leia com eles o livro “Menino Brinca de Boneca ?”( Marcos Ribeiro). Vai ter muito adolescente achando que o livro é para criança ( outro esteriótipo a ser trabalhado). Prepare o grupo antes de ler o livro para que eles não fiquem de pé atrás antes de começarem a leitura.

Dá trabalho? Muito! Mas o resultado é maravilhoso!!!

About these ads