No Dicas de Ciências ( www.dicasdeciencias.com), muitos visitantes têm me pedido para mandar dinâmicas de grupo. A maioria quer as dinâmicas para tornar as aulas mais prazerosas ou para “manter a disciplina”. Tudo muito legal, mas cuidado.

A Dinâmica não é uma varinha de condão , um abracadabra que fará tudo ficar cor de rosa de um dia para o outro. Pode se tornar uma arma contra nós mesmos. Existem aqueles casos onde a dinâmica abre o caminho para que você possa fazer esse trabalho maravilhoso que sei que faz. Mas se o caminho foi aberto, passe por ele. A Dinâmica é só um ponto de partida.

Alguns alunos são altamente desconfiados com esse tipo de abordagem, para eles cada dinâmica feita é um passo para trás na solução de problemas, como timidez por exemplo. Temos que ser sensíveis e ver se os alunos estão realmente gostando e interagindo ou a dinâmica é só mais uma maneira de não se ter aula.

Por último, vem os casos de indisciplina. Contra a falta de disciplina não há jeito ou melhor há um jeito: regras. Regras bem estabelecidas no início do ano ou em qualquer momento do ano letivo te ajudam a manter a disciplina. E lembre-se a regra tem mão dupla , o que serve para os alunos tem que servir pra você, Professor. Claro que a Dinâmica ajuda a abrir uma porta para que você fale das regras, mas é só o primeiro passo. Se você parar por ai, jogará por terra todo um trabalho que foi feito.

Pense nisso, antes de lançar mão de uma Dinâmica de Grupo Salvadora!